segunda-feira, 25 de março de 2013

6 atitudes que matam a criatividade

Veja 6 atitudes que matam a criatividade!

Em um mercado tão competitivo quanto o que vivemos hoje, faz com que a criatividade torne-se um grande diferencial perante os demais. Nesse post você vai conferir 6 atitudes que costumam "matar" a sua criatividade.

1- Ficar preso a rotina

Buscar novas referências, conhecer novas pessoas, visitar lugares diferentes estimulam a criatividade, por isso ficar preso sempre a mesma rotina é tão prejudicial a sua criatividade.

Mude seus hábitos!

2- Ter medo de errar

O medo de errar é péssimo, geralmente o pavor do erro acontece com aquelas pessoas mais perfeccionistas. Fique calmo, principalmente quando for fazer algo novo, errar é completamente normal e faz parte do processo de aprendizagem. O medo, quando em excesso é um paralisante enorme e mortal inimigo da criatividade.

3- Sofrer da "síndrome do apego da primeira idéia"

Para ter boas idéias é preciso listar muitas delas, ficar restrito ao primeiro conhecimento adquirido sobre qualquer assunto prejudica muito a capacidade criativa. Em um processo de criação (brainstorm), a quantidade de ideias é tão importante quanto a qualidade.

Para se ter uma boa ideia, é preciso ter muitas delas antes, portanto não fique parado assim que tiver a primeira ideia, procure sempre inovar e pensar fora da caixinha.

4- Manter o foco na realização

Criatividade tem relação direta com a capacidade de resolver problemas, o risco de manter o foco apenas na "realização" da tarefa é que você acaba executando várias tarefas durante o dia, sem ao menos saber o seu propósito, e acaba se tornando um mero "executor" sem ao menos saber qual o propósito da sua atividade.

Não apenas faça, pense!

5- Ficar à espera da ideia genial

A pior decisão que você pode tomar caso aposte na sua criatividade é a de censurar ideias só porque você não as considera geniais. Segundo Schlochauer, é mais importante ter boas e constantes ideias do que ficar esperando pela ideia de gênio".

A viabilidade prática de uma ideia, muitas vezes é o quesito mais importante do processo de criação.

6- Nunca ter tempo

A correria dos dias de hoje é uma das maiores inimigas da criatividade, a busca pela eficiência é importantíssima, mais também é necessário um tempo para pensar em novas ideias. O tempo de reflexão é precioso para a capacidade criativa.

Reserve um tempo para você, quando você não reflete, não acha soluções novas e acaba com seu potencial criativo.

Leia a matéria completa, aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário