quinta-feira, 11 de abril de 2013

Lições de carreira difíceis de aprender

Compreender como fazer uso do feedback a seu favor e entender que para toda mudança existem etapas, são as lições mais difíceis de aprender.



Segue uma lista com 7 lições de carreira, para você que objetiva crescer profissionalmente.

1 - Colaboração é a base do sucesso
A colaboração é a base do sucesso de qualquer companhia, no entanto atualmente vivemos em uma época de extrema competitividade, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento dessa característica.

2 - A motivação surge a partir do comprometimento com a carreira e os objetivos
Hoje em dia é comum vermos principalmente nas redes sociais, posts relacionados com a "síndrome da segunda-feira", ou seja, para as pessoas que praticamente entram em depressão por ter que começar uma nova semana no escritório, é um claro sinal de infelicidade no trabalho.

3 - Utilizar bem os feedback's ajudam a gerenciar melhor a carreira
Mesmo quando o chefe soltar os cachorros, ao invés de ficar bravo, procure pegar os pontos levantados, se eles foram questionados é porque tem alguma coisa errada com eles.

4 - Capacidade de síntese é essencial para manter o foco
Ganhar pouco, fazer horários impossíveis podem se tornar suportáveis se você já traçou um objetivo dentro da empresa. Como por exemplo, melhorar o seu currículo para ficar mais perto do emprego dos seus sonhos.

5 - Apropriação de saberes é fundamental na construção do conhecimento
Cada pessoa sabe de uma coisa, o grande segredo é entender porque a pessoa tem determinada opinião. Isso torna-se possível se fizermos o caminho intelectual inverso do pensamento da outra pessoa.

6 - Autocrítica é necessária na hora de tomar decisões na carreira
A auto-crítica é a capacidade de se enxergar positivamente. É pensar onde você está, aonde quer chegar, e o que é preciso fazer para chegar até lá.

7 - Toda mudança pressupõe etapas
As etapas são derivadas de pesquisas de uma psiquiatra suíça que apresentou um estudo na área da tanatologia (estudo da morte), onde disserta sobre as fases da morte e do luto: negação, revolta, negociação, reflexão e aceitação.
No mundo corporativo a primeira fase é a mudança, seguida por imobilização, recusa da mudança seguida pela revolta. Depois a pessoa entra na fase da depressão e apenas em seguida ela é capaz de começar a testar a mudança.

A matéria foi retirada do site exame.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário